Descoberta Situação Chocante

Cães em Jarinu

Um cachorro triste com sarna negra. Ele precisa vitaminas e tratamento!
Um cachorro triste com sarna negra. Ele precisa vitaminas e tratamento!

Quando a ajuda não é suficiente!

A situação é crítica e chocante em Jarinu, SP. Estou chocada com a quantidade de cães que vejo nas ruas em Jarinu, machos e fêmeas não castrados, magros, muitos mancando, doentes e sujos. Também estou inconformada de ver, quão insensíveis e irresponsáveis são as pessoas. Muitos cães são mantidos a vida toda amarrados a uma árvore ou cerca e não têm mais do que um metro ou dois para se movimentarem.

 

Outros estão livres nas ruas, prenhando livremente cadelas que entram no cio, o que só contribui para ampliar a triste situação. Mas a experiência mais chocante para mim foi o estado dos cães mantidos no abrigo privado de Dona Isabel.


 Na minha opinião, há absoluta necessidade de se criar um abrigo animal oficial em Jarinu, mantido pela Prefeitura, pois, obviamente, amor pelos animais não é suficiente (veja minhas fotos).


Mais da metade dos 80 - 100 cães na casa de Dona Isabel estão seriamente doentes, com tumores sobre feridas abertas, e todo tipo de infecções. Todos estão cheios de pulgas, carrapatos e sarna.

 

E veja seus olhares tristes. São muitos, possuem muito pouco espaço e nenhum tem saúde. Por isso brigam e também mordem uns aos outros. Muitos têm feridas abertas ou orelhas rasgadas faltando pedaço. Não é possível ter os padrões de higiene necessários para tantos cães em eu jardim.

cura sarna negra
Sarna Negra pode ser curado, mas estes cães não recebem ajuda.

Dona Isabel não é o único tema ignorado. A Prefeitura também deveria se preocupar com:

  • muitos animais que sofrem maus tratos
  • animais não castrados nas ruas
  • animais abandonados nas ruas
  • animais recolhidos por acumuladores de animais
  • educação oferecida sobre como os animais devem ser tratados
  • auxílio de saúde para TODOS os cães que necessitam de vacinas.
Sarna Negra
Estes cachorros estão extremamente debilitados e precisam de tratamente urgentes.

Por que a cidade não ajuda?

A primeira resposta que ouvi de várias pessoas é: cães não podem votar. Mas os proprietários de cães, os amantes de cães e mesmo as pessoas que se aborrecem com os cães nas ruas podem votar!
Dona Isabel está tentando fazer o que um abrigo de animais oficial financiado pela cidade de Jarinu deveria estar fazendo. A Prefeitura recebe do governo brasileiro, todos os anos, uma verba para cuidar dos animais de rua. Para onde vai o dinheiro? Ele não é usado para o fim a que se destina. Indivíduos como Dona Isabel e outros estão pagando tudo do próprio bolso, tem que implorar ajuda e tratamentos gratuitos às pessoas, quando há fundos disponíveis exatamente para isso.

Como a Prefeitura não está autorizada a fazer doações a pessoas privadas, ela está fazendo mais do que "tem permissão para fazer", enviando 10 sacos de ração de cachorro (da mais barata e de pior qualidade) para Dona Isabel todos os meses. Um modo barato de não gastar dinheiro e jogar a responsabilidade nas costas de pessoas pobres com um bom coração. Nem mesmo o veterinário da Prefeitura ajuda ativamente a castrar ou vacinar todos os cães que estão sob os cuidados de Dona Isabel. Ele apenas se preocupa com doenças que podem ser transmitidas de cães para os humanos. Por quê?


Por que os veterinários de Jarinu não estão ajudando?

Os veterinários oferecem descontos e às vezes financiam alguns dos medicamentos mais necessários, mas eles também não recebem dinheiro do estado para ajudar em situações como essa.


A medicação, operações, vacinações e tratamentos higiênicos necessários são enormes agora e, para financiar tudo isso, necessitamos da ajuda do governo e ainda precisaremos contar com doações adicionais das pessoas.

Um cachorro seriamente doente com tumores - sem tratamento.
Um cachorro seriamente doente com tumores - sem tratamento.

Quem não pode ser culpado

Primeiro olhamos para o proprietário destes cães. Mas pode a Dona Isabel ser a proprietária de quase 100 cães se ela não tem dinheiro? Sim, Dona Isabel não deveria mais aceitar nenhum cão e especialmente não recolher mais nenhum da rua. Acho que ela está perdida em sua dedicação e está tão acostumada a ver o sofrimento, que ele tornou-se normal para ela. Ela não vê que sua ajuda chegou ao ponto de um sofrimento diferente para os cães.


Assim mesmo, eu acho que não podemos culpá-la e que temos que ajudá-la a desvencilhar-se da responsabilidade que assumiu, com todo o respeito que ela merece. Dona Isabel faz muito mais trabalho de manter a vizinhança livre de cães de rua e a cidade de Jarinu livre de doenças, do que se pode pedir a qualquer pessoa. Imagine o que aconteceria, se um dia ela se esquecesse de fechar o portão, e todos esses cães escapassem e voltassem para as ruas?!


Dona Isabel dedicou estes últimos 13 anos de sua vida aos cães. Esta senhora de sessenta anos aceitou e recolheu todos os cães que estavam abandonados ou sem um lar, vagando pelas ruas de Jarinu.

De quem é a culpa

Ela vende roupas usadas e coisas que as pessoas lhe doam e limpa túmulos para comprar comida para os cães e, se não é suficiente, cozinha mingau para encher seus estômagos.

Para medicamentos ela dificilmente tem algum dinheiro e depende da boa vontade e da ajuda de veterinários. Mas o que seus cães necessitam excedem às possibilidades de qualquer veterinário.

A fotógrafa Claudia D. Lang tirando fotos da situação em Jarinu.
A fotógrafa Claudia D. Lang tirando fotos da situação em Jarinu.

Pensando sobre o caso, responsáveis são as pessoas que deixam cães em frente à casa dela. Se você pega um cachorro e depois vê que não pode mais ficar com ele, é sua obrigação empenhar-se para encontrar um bom lugar para ele. Um novo lar, onde as pessoas concordem em recebê-lo e cuidar dele. Você não pode simplesmente abandoná-lo na rua.
Também são responsáveis por esta situação os proprietários de cães que não os castram, sejam machos ou fêmeas, e ainda assim deixam seus cães na rua. Muitos acham desnecessário castrar os machos, mas há de se levar em conta que um único macho pode prenhar uma grande quantidade de fêmeas!

Se as pessoas não começarem a ser responsáveis aqui, o sofrimento e também os problemas para os cães e a cidade continuarão: mais cachorros, mais doenças, mais sofrimento e pobreza.

Em geral prefiro que os cães estejam livres nas ruas ao invés de amarrados o dia inteiro em uma corda ou mantidos em uma área pequena, onde não podem se exercitar o suficiente.

 

Mas quando temos um problema de centenas de cães sofrendo nas ruas em Jarinu e espalhando doenças pela nossa vizinhança - isso não é aceitável.


Como resolver

Precisaríamos de um amplo projeto de castração e também pensar em um modo de organizar um registro de cães e donos. Somente se a livre reprodução for interrompida poderemos ver uma diferença em uns poucos anos.


Temos que exigir que os donos de cães sejam mais responsáveis. Ou olhar seu cão e mantê-lo separado ou ele tem que ser castrado. Eu também acho que as pessoas que têm cães ou gatos que não sejam castrados, deveriam ter que pagar uma taxa anual pelo trabalho que causam à cidade e ao país.
 
Estes são apenas os primeiros passos que temos que dar, se a cidade de Jarinu quiser ser uma cidade limpa e sofisticada e um exemplo no Brasil. Diz-se que podemos julgar a moral e a evolução de uma comunidade pelo modo como esta trata aqueles que menos têm capacidade de cuidar de si mesmos: os pobres, os enfermos, os idosos e os animais. Espero que um dia Jarinu possa servir de exemplo!

Depois de tirar as fotos na casa de Dona Isabel, falei com a ONG mais próxima na região, que está fazendo um trabalho maravilhoso em Campo Limpo Paulista. Eles forneceram algumas vitaminas para os 3 piores casos da matilha de Dona Isabel. Também enviaram sprays prateados para as feridas e sprays contra pulgas.


A Prefeitura poderia fazer um acordo com a ONG de Campo Limpo Paulista, para que aceitassem um determinado número de cães de Jarinu. Esta seria uma primeira solução para uns poucos animais, até Jarinu fundar também sua própria ONG. As pessoas interessadas em participar devem contatar a Prefeitura.


Todos cachorros estão tristes e cheios de pulgas.
Todos cachorros estão tristes e cheios de pulgas.

Write a comment

Comments: 2