Dicas e cuidados com seu Filhote

Aqui você vai aprender algumas dicas e informações muito básicas e importantes sobre filhotes e também com que idade seu filhote precisa receber vermífugo, vacinas, etc. e em que idade você poderia caminhar e adestrá-lo, bem como qual a idade ideal para buscar, adotar, doar ou vender um filhote.

JPG assinatura 250x250

Quando é a hora de...

Vermifugar

Filhotes precisam receber o primeiro vermífugo com 30 dias. Precisa ser um vermífugo líquido para filhotes. Depois de 15 dias você repete a dose para completar o tratamento. Duranto o primeiro ano você poderia repetir o vermífugo a cada 2 meses. Depois quando seu cão precisa ou até 2 vezes por ano.

Flaps gato para filhotes.
Flaps gato para filhotes.

Vacinar

Vacinas podem ser aplicadas só para animais saudáveis todo ano. Eu mesma, aplico vacinas até 10-11 anos de idade, depois é necessário um exame de sangue para verificar se os seus cães já estão resistentes contra essas doenças. Isso acontece geralmente depois de alguns anos de vacina e depois eles não precisam mais. Para filhotes vacinas são de extrema importância!


V8 ou V10 com 42-45 dias a primeira dose, após 21 dias a segunda dose e após mais 21 dias a terceira dose. Depois aplicar a vacina uma vez por ano.


Vacina contra raiva devem ser aplicadas com 6 meses de idade, e depois anualmente.


Cuidado: não use vacinas do pet shop, elas podem ser perigosas para a vida do seu filhote. Para quem não consegue pagar as vacinas no veterinário, tem a opção de vacinar seu filhote em uma ONG a menor custo se na sua cidade tiver uma, alguma extensão Veterinária de alguma Faculdade – ou então, em cidades vizinhas– vale a pena este cuidado.

Proteção contra pulgas e carrapatos

Deve-se tomar cuidado ao aplicar qualquer medicamento em animais, principalmente se for para combater pulgas e carrapatos em filhotes, pois alguns só farão mal.

 

Geralmente só use produtos se os filhotes ou a mãe dos filhotes tem pulgas e carrapatos. As doenças dos carrapatos são transmitidas depois de 12 horas. Se você verificar todos os filhotes de manhã e a noite se eles pegaram carrapatos, você não precisa aplicar veneno. Não mate os carrapatos na mão, coloque eles no álcool ou cloro.

 

Contra pulgas, a melhor coisa é limpar o ambiente todo dia com o aspirador. Coloque o pó de pulgas ou terra de diatomáceas no saco do aspirador depois para matar as pulgas. Assim você não precisa veneno no ambiente, porque os filhotes são bem frágeis e com estas instruções básicas você irá acabar com as pulgas depois de algumas semanas. Para acelerar o processo, o sal irá secar os ovos das pulgas, deixe o sal no ambiente, tapete e cama dos cães por 2 dias depois aspire (absorver) o sal.

 

Pulgas não gostam de limão. Corte um limão bem fininho e deixe-o durante a noite em agua a ferver. Coloque / Spray um pouco desse liquido durante alguns dias nos filhotes a tarde depois do pôr do sol. Para acabar com pulgas no seu peludo, use um pantear de pulga e coloque as pulgas em agua com sabão. As pulgas morrem assim, carrapatos sobrevivem mais de 30 dias na mesma agua!

 

Para filhotes os produtos são ainda mais perigosos, porque no final essa proteção é um veneno. Para cães adultos eu prefiro a coleira de Virbac contra pulgas e carrapatos ou produtos com piretrina, mas a única opção que eu achei para filhotes de 2 dias de idade foi o frontline spray para filhotes. Aplique o spray contra o sentido dos pelos, porque o spray precisa entrar em contato com a pele do animal.

 

Importante: Higienizar o ambiente se possível antes de você receber seus filhotes. 95% das pulgas e carrapatos vêm do ambiente. Nenhum produto vai funcionar se você não cuidar da casinha e o ambiente deles! E no final é melhor se você não precisa usar o veneno contra pulgas e carrapatos.

A fotógrafa Claudia D. Lang esperando para castrar os filhotes em jejum na clinica veterinária.
A fotógrafa Claudia D. Lang esperando para castrar os filhotes em jejum na clinica veterinária.

Castrar

Aqui os veterinários variam entre 6 semanas e 8 meses. Geralmente um cachorro dominante pode ser castrado mais cedo, com 3-5 meses, e cachorros inseguros e com medo depois de 7 meses (ou no mínimo até os machos levantarem a pata para fazer xixi). A maioria dos veterinários não castram antes de 4 meses. ONG's castram com 6-8 semanas, porque os custos de cuidar dos filhotes são altos e é muito mais fácil doar filhotes enquanto ainda pequenos.

Comer ração

Com quatro semanas eles começam comer ração. O ideal seria uma ração para filhotes que tem mais proteína, gordura, vitaminas e minerais.

Xixi

Um filhote vai precisar fazer xixi cada vez depois dele:

  • brincar
  • dormir
  • comer

Geralmente até 3 meses ele vai precisar fazer xixi a cada 2 horas, até 4 meses cada 3 horas, etc., também durante a noite.  O corpo deles ainda não consegue segurar o xixi... mesmo se eles tentam é impossível. Por isso preste atenção e ajude-o e saia com ele na hora certa!  

 

Nunca dê broncas se eles fazem xixi no lugar errado, no máximo fale "Não!" e coloque-o no lugar certo na hora, da um carinho lá, mas depois não fale mais nada. Em contrapartida você deve fazer uma grande festa se ele faz xixi no lugar certo e ele vai querer te agradar e vai aprender isso!  

 

Um cachorro de pequeno porte vai fazer pouco xixi e um grande muuuiiito mais. Se ele tem a possibilidade, eles nunca vão fazer as necessidades perto do lugar onde eles moram e comem.   Caso você não tem tempo ou paciência, é melhor adotar um cachorro adulto ou seja, que tenha mais de 6 a 8 meses.

Ensinar comandos

Os filhotes copiam os cães adultos.
Os filhotes copiam os cães adultos.

Com 6 semanas de idade você já consegue adestrar seu cachorro, chamando o nome dele e os primeiros comandos, como: "vem", "senta". O melhor tempo para adestrar um filhote é entre 8 semanas até 6 meses. A duração é parecida com as caminhadas: não o treine mais de 5 minutos por cada mês de idade (exemplo: com 3 meses 15 minutos, com 5 meses 25 minutos...)  


Até 6 meses a socialização com outros cães e filhotes é muito importante para aprenderem a ter segurança, desenvolver a inteligência, a autoconfiança e como reagir e evitar problemas com humanos e cães no futuro. Depois de receberem as 3 doses da V8 ou V10, ele pode participar de treinos em "grupos para filhotes" ou passear em parques onde os cachorros podem brincar juntos, caso você não tenha outros cachorros.

Caminhar - 5 min por mês

Aprendi uma regra simples: Com cada mês de idade um cão consegue caminhar 5 minutos por caminhada (com 4 meses 20min). Como bebês, os ossos  e a articulações dos filhotes ainda não estão formados para caminhar muito de uma só vez.
 
Para filhotes um peitoral é muito mais saudável do que uma coleira... Eles são muito sensíveis como bebês e se você puxa muito na garganta podemos machuca-los.´

Primeiro Banho

O primeiro banho pode ser feito com 45 dias. O ideal é com agua morna, sabão de coco e coloque algodão nos ouvidos para a agua não entrar.


Use shampoo antipulga para filhotes só depois 6 meses de idade!

Separar os filhotes da mãe

Em princípio os filhotes precisam ficar com a mãe até 8 semanas no mínimo. Com 8 semanas eles estão na fase da socialização. Mas eles ainda precisam aprender muita coisa na vida e a cadela - a mãe dos filhotes - vai dar a melhor educação para eles. Por isso é melhor deixar os filhotes mais tempo com os irmãos e a mãe.

 

Até um cão adulto precisa de muito contato com cachorros e pessoas - isso é a natureza e por isso eles choram muito, destroem coisas, fazem xixi no lugar errado... eles ainda são crianças e precisam de ajuda, amor e paciência.   Na natureza os outros cães da matilha começam a participar da vida social e educar os filhotes depois de 8 semanas.

 

Durante essa fase de 8-12 semanas eles aprendem se comunicar, respeitar limites  e onde está o lugar deles na matilha. Os filhotes naturalmente treinam e repetem tudo; eles aprendem e testam como tudo funciona.   Por isso é muito importante para as pessoas que adotarem um filhote nessa idade, ter tempo para mostrarem o mundo para assim educarem o filhote. Se você não encina ele, quem vai? Ele nunca mais vai aprender tão rápido!



Write a comment

Comments: 0